Flexibilidade Cognitiva e Autismo 1

Sua criança/jovem apresenta dificuldades em pensar em mais de uma solução para uma determinada situação ?


Não consegue perceber que muitas das situações não requer apenas o “querer”, para “acontecer” ? Flexibilidade, rigidez do pensamento são, muitas vezes, um dos principais problemas para os autistas. Por que isso? A disfunção executiva e ambientes não favoráveis são gatilhos de inflexibilidade no autismo. Qualquer incerteza causa grande estresse ao passo que “ser flexível é um grande regulador da ansiedade”


O pensamento rígido pode ser visto como um mecanismo de defesa para prevenir ansiedade e estresse. Eles não estão fazendo isso intencionalmente para serem opositivos, mas, como senso de segurança diante da imprevisibilidade.

Usamos nossas habilidade de flexibilidade cognitiva para mudar o foco de atenção com flexibilidade, nas transições, para aceitar novos jogos, novas regras nos jogos, espontaneidade, escolha, iniciativa, criatividade, imaginação, dentre outras.


Quais habilidades estão envolvidas na flexibilidade cognitiva ? • Antecipar: assim nos sentimos contrários ao que acontece e isso proporciona estabilidade emocional. A ausência desse controle produz ansiedade, estresse, medo. • Compreender a funcionalidade das ações: sequenciar ações e coordenar diferentes medidas para atingir um objetivo. • Gerar alternativas: imaginar diferentes opções. Resolução de problemas com várias estratégias. • Tomar decisões. • Supervisionar a própria ação: a partir do conhecimento das normas sociais que regem o comportamento das pessoas. • se relaciona fortemente com ter ou desenvolver habilidades de enfrentamento e habilidades de gerenciamento de estresse. • Quando tentamos analisar e entender as opiniões e perspectivas dos outros.

Se voce percebe estes desafios em sua crianca/jovem com autismo, não perca o proximo post em que falaremos de algumas estratégias para trabalhar no desenvolvimento da FLEXIBILIDADE COGNITIVA !



#motivacaoautismo #compreendermotivarincluir

Posts Em Destaque