Autismo e a escolha dos brinquedos: entretenimento x desenvolvimento

É muito comum ao recebermos o diagnóstico de autismo de nosso filho (a), buscarmos brinquedos e objetos que possam auxiliar no desenvolvimento. Defendo o fato de que nós, adultos, precisamos buscar ser os melhores brinquedos para eles...

Porém, também, precisamos ter os brinquedos como suporte. E, para sermos assertivos e de fato estarmos contribuindo para construir um cérebro que aprende e se desenvolve, é importante estarmos atentos as nossas escolhas. No início do diagnóstico de meus filhos, eu não entendia dessa maneira, era a verdadeira " mãe sacoleira"! Assim, com esse artigo gostaria de pontuar algumas questões importantes que pode auxiliar você, familiar no momento de comprar os brinquedos para seu filho (a) autista.



A maioria dos brinquedos de antigamente envolvia brincar fora de casa, promovia algum tipo de atividade física e incentivava o jogo imaginativo. Hoje, a maioria das crianças gravitam para dispositivos eletrônicos, telefones e itens que realmente restringem exercícios baseados em movimento. Embora muitos desses jogos e brinquedos sejam divertidos para as crianças e forneçam alguma base educacional, eles ainda não fornecem os blocos de construção necessários que elas precisam para melhorar seu desenvolvimento e atividade de construção cerebral.

Estudos demonstram que crianças da era digital têm habilidades motoras finas menos desenvolvidas e lutam mais com a pega de lápis e caligrafia porque estão constantemente deslizando e tocando em vez de usar seus dedos, mãos, pulsos e cotovelos para escrever.

Alguns jogos como Minecraft e aplicativos educacionais divertidos em telefones, tablets e kindles são bons para resolução de problemas e habilidades de pensamento crítico, mas muitas vezes as crianças passam horas jogando esses jogos, o que os impede de construir suas habilidades motoras brutas e músculos principais necessários para tarefas importantes do dia a dia.

Ao procurar brinquedos para comprar pergunte a si mesmo se o brinquedo incentiva o movimento ou restringe sua mobilidade, postura, estrutura muscular e óssea. Se muitas dessas áreas forem subdesenvolvidas, elas podem causar problemas de atenção e problemas sensoriais serem agravados.

Todas essas áreas subdesenvolvidas são algumas das principais causas de problemas emocionais, inquietação, colapsos, mau comportamento e ansiedade.


Qualquer brinquedo que incorpore movimento na rotina do seu filho é bom para o corpo e para o cérebro, além de nos dar infinitas possibilidades de engajamento e relacionamento ! E mais... tenha certeza que financeiramente eles são muito mais baratos do que os brinquedos de ENTRETENIMENTO.

Escolha sempre o DESENVOLVIMENTO e estará nutrindo o cérebro de seu filho !!!


Karlen Pagel (@motivacaoaautismo)


Ref.:

  • learning-toys-the-wrong-toys-for-holding-your-child-back-and-the-right-toys-for-building-your-childs-brain

  • hand-grip-weak-hands-weak-body-why-kids-and-millennials-are-losing-their-grip/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square