TEORIA DA MENTE

Os muitos testes padronizados que surgiram na última década enfocam a forma mais observacional de teoria da mente.

Nesse video, quando colocada a situação, ele conseguiu dar a "resposta correta"...

Porem, nao devemos nos ater apenas aos testes ou simulação dos mesmos pois falham em testar a habilidade social em situações em tempo real.



Por exemplo, em um subteste dentro do Social Language Development Test ™ publicado pela LinguiSystems (versões elementares e adolescentes), os alunos devem olhar as imagens e explicar o que alguém está fazendo e pensando.

Se um aluno se sai bem neste subteste, então , os examinadores, tendem a relatar que o aluno tem fortes habilidades básicas de teoria da mente.

Assim, pode correr o risco de deixar de qualificá-lo para uma terapia social pragmática. E é aí que reside a desconexão.

O que a pessoa com desafios pode descobrir de forma observacional (como ao assistir a um filme, olhar uma imagem, ou lendo um livro) não a envolve executando o mesmo entendimento em situações sociais em tempo real.

A execução envolve o funcionamento executivo.

“Os testes padronizados exploram o conteúdo, mas o que precisamos explorar é a competência comunicativa”.

Referencia: Frith, U. (2012). Why we need cognitive explanations of autism. The Quarterly Journal of Experimental Psychology. DOI: 10.1080/17470218.2012.697178.

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