05 Atitudes Essenciais do terapeuta TEA

Para além da formação, currículos, certificações, cursos, etc, os quais são extremamente necessários, vejo que o terapeuta TEA que se destaca, que alcança resultados efetivos e auxilia de fato o desenvolvimento da criança/adolescente autista precisa adotar essas 05 ATITUDES :






1- Validar as necessidades individuais : diz sobre visualizar o autista como um ser integral, em que o desenvolvimento precisa ser respeitado tal como ele é, tendo como base os aspectos sensório-motores.

2- Centrar nas habilidades: focar nas dificuldades do autista tem sido uma triste rotina nos planos terapêuticos. Importante mudarmos essa perspectiva e visualizar que qdo focamos em suas habilidades e interesses, conseguimos desenvolver e vencer os desafios, pq existe motivação, engajamento, relacionamento que sustentam essas habilidades.

3- Ter metas e objetivos claros COMPARTILHADOS COM FAMÍLIA: é bem rotineiro vermos terapeutas com suas metas e objetivos, porém, não tão comum que estes sejam compartilhados com a família. 2 ou 3 vezes por semana, dentro de uma sessão terapêutica não é suficiente, o trabalho deve transcender para o lar, a família e a escola.

4- Saber esperar o PROCESSO : Ah... como a ansiedade e o foco no resultado nos atrapalha qdo falamos de desenvolvimento! É no processo que conseguimos observar. É no processo que validamos a individualidade, é no processo que estão as conexões cerebrais que promovem o desenvolvimento.

5- Garantir a participação ativa da família: além de compartilhar as metas e objetivos, a família precisa estar inserida no processo. E é papel do terapeuta garantir essa participação. Lugar da família não é na sala de espera, mas no quarto principal !!!!


Karlen Pagel (@motivacaoautismo).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square