AFFECT : recurso n.1 para se conectar com a criança

Acha difícil manter a criança envolvida com você? É difícil ter uma interação contínua sem que eles percam o interesse ou se afastem? Pode ser que você se esvai para se conectar com ela em um nível emocional.


O Floortime é tudo sobre se conectar com a criança , e seu recurso número um para fazer isso é o AFFECT.”




AFFECT refere-se às mensagens emocionais que expressam nossas ideias e emoções. É nossa expressão autêntica em nossa comunicação, como o tom de voz que usamos, nossos gestos, expressões faciais e outras comunicações não verbais. Esta é nossa principal ferramenta no Floortime!

AFFECT também é sobre se divertir. O cérebro imprime as coisas de forma mais eficiente quando você está usando "high AFFECT ". É por isso que nos lembramos de memórias emocionalmente ricas de nossa infância. Estar em um estado de alegria aguçada é uma expressão sincera e genuína de sua experiência emocional que a criança será atraída.


Não estamos usando AFFECT suficiente

Há algumas coisas que podem impedir esse vínculo emocional. Como por exemplo, ser muito diretivo em vez de interativo, dizendo a crianca o que fazer ou apontando-os em uma direção particular. Assim, voce não está seguindo a liderança da criança , que é a sua janela para o mundo emocional da criança, e não está sendo sintonizado com a criança.

Como adultos, muitas vezes esquecemos como brincar, mas AFFECT acontece naturalmente quando você é mais brincalhão!


Promover a conexão

Para construir essa conexão emocional e necessario ficar no momento e esperar, assistir e se perguntar (ponderar). Procure as sutis pistas não verbais da criança, como gestos, onde ela olha, como ela move seu corpo, e quaisquer outros sinais que indiquem o que ela está comunicando com você. Isso é difícil porque estamos sempre querendo linguagem verbal. Mas eles tendem a dizer muito mais com sua comunicação não verbal.


Não deixe nenhuma dessas pistas passar sem reconhecer e responder a elas. Como você responde, vai depender de onde a criança está em desenvolvimento, mas o que é sempre o mesmo é que estamos sendo responsivos.


E é aqui que o AFFECT é tão importante. É a entrega de quem você é, que sai tão naturalmente quando somos responsivos e interativos. Conectar-se através desse AFFECT uns com os outros é o início de sua jornada de desenvolvimento juntos.


Uma maneira de fazer essa conexão afetiva é fazer bobagens, ser brincalhão. Isso não é só para crianças pequenas. É sobre se divertir e compartilhar alegria juntos. Vá devagar com sua linguagem e movimentos, e use muitas expressões faciais naturais e gestos. Explore seu tom de voz. Então espere por uma resposta. Muitas vezes, as crianças não dizem nada sem você incentivá-las através da espera e antecipação.


Falar ou não falar?


Lembre-se que nossa relação com a criança está ajudando na regulação dela. Quando estamos respondendo às pistas não verbais, estamos co-regulando com ela, e AFFECT é o combustível que usamos!


Então é muito fácil dizer "falar menos e usar mais AFFECT ", mas esse realmente não é o problema. A questão é como tendemos a falar com nossas criancas em brincadeiras. Muitas vezes usamos um monte de comentários monótonos, perguntas e questionamentos, bem como direções sem realmente sintonizar os sinais não verbais da criança que estão apresentando para nós.


Quando estamos no início de nossa jornada para ganhar atenção compartilhada, não é a linguagem que nos ajuda a ganhar isso, é o AFFECT. AFFECT se torna nossa linguagem porque nos conectamos uns aos outros em um nível emocional, usando sinalização afetiva. Nesse processo, a linguagem das palavras é menos importante do que a linguagem do amor e da emoção. Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma relação dentro da qual a crianca se sente segura.


Então, se tendemos a conversar muito e não obter muito engajamento ou comunicação de volta, pode ajudar, no início, voce falar menos para promover o uso do AFFECT, porque se não estamos conversando temos que encontrar outra ferramenta para se conectar e estar com nossa crianca, e essa ferramenta está no AFFECT.

“AFFECT se torna o guia para a interação.”


Uma vez que estamos confortáveis em estar nesse lugar de conexão e compartilhar atenção com a criança, e usando nosso AFFECT genuíno, nossa linguagem flui naturalmente e guiará o desenvolvimento da linguagem dela.


É nossa responsabilidade ajudá-los a se comunicar conosco e o AFFECT é nosso recurso número um.

O quanto você tem sido brincalhão com sua crianca para construir uma conexão emocional mais forte?

Você já notou como você pode perder a conexão quando você é muito sério sem ser brincalhão por um tempo?


Referencia: Affect is your #1 resource to connect with your child | Affect Autism

Tradução e adaptação: Karlen Pagel

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Motivação Autismo - Curitiba/PR