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DIR/FLOORTIME: Capacidade 2: Engajamento e relacionamento

Capacidade 2: Engajamento e relacionamento


Essa capacidade é o estágio em que o bebê tem um brilho nos olhos para a mãe, por exemplo. Ele sorri e responde à mãe com expressões faciais. Os bebês aprendem a distinguir os cuidadores de outros e objetos inanimados.


Em crianças com desenvolvimento típico, isso começa na idade de dois a cinco meses. Em crianças com desafios de desenvolvimento, a criança pode ter esses sentimentos íntimos em desenvolvimento por seu cuidador, mas tem dificuldade em expressá-los , de modo que o cuidador pode, por sua vez, responder menos ao bebê aparentemente não responsivo.


Nesse caso, as interações entre o cuidador e a criança serão mais breves e, ao contrário das crianças com desenvolvimento típico, a criança terá menos iniciativa na interação.


Esta pode ser uma diferença contínua para as crianças à medida que envelhecem e percebemos isso quando tentamos chamar sua atenção ou ter uma conversa. Eles podem simplesmente parecer indisponíveis para nós ou pode parecer que eles nem mesmo nos notam.

Um ponto importante sobre a 2ª capacidade, é que queremos que a iniciativa e o desejo venham da criança . Portanto, nunca forçaríamos a criança a olhar para nós movendo o rosto em nossa direção, por exemplo, ou dizendo “ olhe para mim ”.


Em vez disso, incentivamos as crianças a se engajarem usando afeto da maneira que desejam. Fazemos isso seguindo a liderança deles por meio do que é emocionalmente significativo para eles , mesmo que seja algo que pareça sem sentido para nós.


Engajamento ajuda a criança a se sentir confiante, íntimo, e assim, aprende causalidade e lógica de como e por que as coisas acontecem sinalizando para um pai com expressões, sons ou gestos a fim de obter uma resposta.


E, com o envolvimento e engajamento, as crianças têm um desejo de comunicar. Comunicação leva a resolução de problemas compartilhado.

O mundo compartilhado é a base para todo o progresso no desenvolvimento emocional e social, habilidades motoras, habilidades visuais-espaciais, habilidades acadêmicas, e prazer em uma vida de aprendizagem.

Referencia: Engaging Autism-

STANLEY I. Greenspan, MD SERENA WIEDER, PH.D.

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