top of page

A importância da Cooperação em tarefas domésticas

Em sua rotina, existe o momento "cooperação " nas atividades domésticas ?


Se não, aproveite a nossa nova rotina, em que podemos fazer do dia a dia um momento de maior planejamento e menos pressa para ensinar a sua criança a cooperar nas atividades que mantem uma casa gostosa, organizada e tranquila.



Estudos científicos apontam que ajudar outra pessoa é uma ação que aumenta os níveis de satisfação, melhora o humor, reduz o estresse e proporciona senso de propósito ao indivíduo.


Ao ajudar outra pessoa, o corpo libera oxitocina — um hormônio que ameniza as emoções negativas, gerando uma sensação de bem-estar e ativando os centros de recompensa do cérebro, obtendo uma sensação de solução e de dever cumprido.


Muitos pais reclamam da correria e da sobrecarga do dia a dia e não se preocupam em ensinar essas tarefas às crianças. É muito provável que, quando crescerem, achem chatos os serviços domésticos. Aqui, ressalto as dificuldades que muitas das nossas criancas com TEA apresentam, relacionadas a planejamento motor e funções executivas em geral, sendo mais um motivo da importância de aprenderem essas tarefas.


Portanto, vale a pena o esforço agora, pois, além de contribuir para o bem-estar de toda a família, esse tipo de atividade desenvolve habilidades que serão necessárias ao desenvolvimento da criança.




Desde pequenininhos os meninos sao incentivados a cooperar em casa. No inicio de uma nova tarefa, existem reclamações e resmungos, com certeza. Mas, quando transformamos o momento em uma brincadeira, na percepção de que eles podem deixar o outro feliz com aquela atitude, de que a mamãe precisa daquela ajuda, as coisas se transformam e o interesse e engajamento são maiores.


Outra vantagem dessas tarefas, além de todo o aprendizado motor, sensorial, cognitivo e emocional, é que cooperar nessas atividades acaba com o tédio que possa ocorrer no dia a dia.


Importante salientar que o grau de desafio da atividade deve levar em consideração o estagio de desenvolvimento de sua criança e no casos daquelas com autismo, não apenas a idade cronologica?


Inclua atitudes solidárias na sua rotina com o seu filho (a) e perceba os benefícios que elas trazem para a relação familiar!

Referencias :

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2016/07/ajuda-necessaria.html

https://www.sbie.com.br/blog/afinal-por-que-sentimos-prazer-em-ajudar-o-proximo/

Referencias: htt

ps://www.sbie.com.br/blog/afinal-por-que-sentimos-prazer-em-ajudar-o-proximo/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page