Workshop:O Autismo na prática do Modelo DIR/FLOORTIME
O terceiro evento da Capacitação em Autismo na Escola, ocorrido em Curitiba nos dias 11 e 12/11/17, foi ministrado por Patrícia Piacentini: O autismo na prática do modelo DIR/Floortime.
O modelo desenvolvimentista DIR/Floortime é de base sócio-construtivista e busca validar as diferenças individuais de cada criança. Nele, o D leva a compreensão do estágio emocional e cognitivo do desenvolvimento em que a criança se encontra; o I se refere às diferenças individuais, mostrando que cada criança tem uma maneira particular de perceber o mundo, um modo único de processar as informações sensoriais (sons, toques, cheiros, movimento, etc.) e isto dirá sobre o comportamento da criança, seu modo de se relacionar, agir e pensar;
enquanto o R destaca a importância das relações, principalmente com os pais.
No cerne de sua estrutura considera os sentimentos da criança; suas relações emocionais e sociais; o nível de desenvolvimento em que se encontra; as diferenças individuais; a forma como a criança processa e responde ao mundo sensorial. As estratégias deste modelo visam avaliar e intervir sobre áreas relevantes no 1) desenvolvimento emocional funcional, isto é, capacidade de atenção e regulação, envolvimento, comunicação, resolução de problemas, uso criativo de ideias, pensamento abstrato e lógico; nas 2) diferenças individuais de funcionamento do sistema nervoso central, ou seja, a forma como a criança reage e processa as experiências, e como planeja e organiza as respostas, inclui: modulação sensorial, planejamento motor, processamento auditivo e visuo-motor e nas 3) relações emocionais com os cuidadores, competências para se envolver em interações afetivas. (http://cdifloortime.com.br/?page_id=2630)
Patrícia Piacentini nos presentou com tanta sabedoria, informações e reflexões acerca da condução das interveções que fazemos com nossa crianças no TEA. Nos mostrou a importância de levarmos em consideração o desenvolvimento infantil e as questões de processamento sensorial que tanto afeta e influencia nesse desenvolvimento.