O desenvolvimento emocional

O desenvolvimento emocional:


Através das interações básicas do dia a dia, uma criança descobre as intenções e condutas derivadas. Por meio dessas primeiras experiencias sociais, nascem as interações e essas vao se intensificando em experiencias emocionais e reciprocidade emocional.


Com 01 ano de idade reconhece expressões e os rostos das pessoas e a partir dos 02 anos e capaz de associar emoções com expressões e situações. Mais tarde sera capaz de manejar sua expressividade e vontade ou compreender que também os pensamentos geram emoções. A regulação emocional chegara depois.







No contexto do desenvolvimento emocional e importante destacar os seguintes passos:

1) Reconhecimento das expressões faciais ( desenhos, fotos, outras pessoas ) 2) Relação das emoções com as situações: o objetivo e a pessoa ser capaz de predizer como se sentira e como os outros se sentirão a partir de situações do cotidiano (se perde em uma brincadeira/ quando ve um animal perigoso) 3) Reconhecimento de que as pessoas podem gostar de coisas iguais ou distintas da que ela gosta, que uma mesma situação ou objeto pode gerar emoções diferentes em pessoas diferentes. 4) Reações emocionais a desejos cumpridos e não cumpridos. 5) Emoções baseadas em pensamentos e crenças

Contudo, em muito programas de intervenção para TEA, vemos apenas o item "1" sendo trabalhado e ainda assim por meio de "emojis", nao validando o estado emocional no dia a dia da crianca, nada contextualizado e muito menos ajudando-a a encontrar mecanismo de autoregulação emocional os quais sao essenciais para uma vida autônoma e independente e reconhecimento de si mesmos.


Esse tema me impulsiona a estudar dia após dia pois visualizo na pratica a importância de se trabalhar o desenvolvimento emocional e o quanto esse aspecto constitui-se um dos pilares básicos do desenvolvimento na sua integralidade.


#motivacaoautismo #compreendermotivarincluir #desenvolvimentoemocionalnoTEA


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square