Autoregulação: Como podemos ajudar parte II
- Karlen Pagel
- 10 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Seu filho se distrai facilmente causando dificuldades em cumprir e completar tarefas? JÔ experimentou grandes crises enquanto esperava com você na fila de um supermercado? Seu filho tem tanta ansiedade em situações novas que você opta por ficar na segurança e familiaridade de sua casa, optando por não viajar ou participar de reuniões sociais?
Estes são apenas alguns exemplos das restrições resultantes das dificuldades de nossa criança com a auto-regulação.

Auto-regulação é a capacidade de gerenciar comportamentos e emoções para que uma pessoa possa se adaptar com sucesso e atender às demandas de qualquer situação.
Temple Grandin define-a como "a habilidade de gerenciar sentimentos para que eles nĆ£o atinjam nĆveis esmagadores e interfiram no aprendizado e desenvolvimento.
Vamos listar mais algumas estratƩgias (6-10) as quais podemos auxiliar nossas criancas/adolescentes?
6. Ensine sobre as zonas de regulação: ensinam a autoconsciência em termos de sua capacidade de reconhecer quando estão se movendo em direção a um estado menos regulado e utilizar de estratégias próprias para se autorregular.
7. Saiba o perfil sensorial de sua crianƧa/adolescente e como acomodƔ-lo: conhecer o perfil sensorial e extremamente importante para poder elencar as acomodacoes sensoriais que podem ser utilizadas em diversos ambientes e situaƧƵes.
8. Ajude a dimensionar o tamanho do problema e da reação apresentada: trabalhar na resolução de problemas levando em consideração o tamanho do problema e o comparando com o tamanho da reação pode ser muito eficaz para ajudar a trazer a consciência regulatória e assim, desenvolver mecanismos proprios de autogerenciamento.
9. Pratiquem juntos estratĆ©gias de respiração: extremamente simples, lĆŗdico, prĆ”tico e efetivo. Hoje podemos trabalhar as estratĆ©gias de respiração de diferentes formas e essas utilizadas de imediato e com resultados fantĆ”sticos na regulação, ate mesmo pelo ponto de vista quĆmico que promove no organismo.
10. Prepare a crianƧa/adolescente para as transiƧƵes, antecipe, de previsibilidade sempre q possĆvel: ter previsibilidade, aumenta a sensação de controle e assim colabora para a autoregulação .
Ref.: Revista Autism Parenting #motivacaoautismo #comprendermotivarincluir