Ouvir com o corpo todo
Tenho trabalhado com os meninos as habilidades e competências sociais e como referencia a Metodologia do Pensamento Social. No site, www.socialthinking.com, você encontra essa imagem para impressão e pode trabalhar de forma adaptada com a sua crianca.
A técnica de "escuta de corpo inteiro" ajuda a melhorar as habilidades de atenção ao listar várias partes do corpo, não apenas os ouvidos, como ouvintes, tornando o ato de ouvir menos abstrato e mais concreto e estabelecendo papéis para as diferentes partes do corpo e explicando como cada uma está envolvida.
Os olhos: ajudam a ouvir quando olham para a pessoa que fala.
Os braços, as pernas, a boca fazem sua parte, permanecendo tão calmo e silencioso quanto possível enquanto escuta.
O cérebro contribui com uma parte crucial ao se concentrar no orador e tentar entender o que o falante está dizendo.
O Coração : aspecto relacional, que serve como um lembrete para mostrar que você está pensando e cuidando sobre o ouvinte e o que está sendo dito. Local onde estão os sentimentos e as emoçoes em relacao ao outro. A tomada de perspectiva, o ato empático de colocar-se no lugar de outra pessoa, tornou-se parte da escuta do corpo inteiro, ajudando a facilitar um vínculo emocional entre falante e ouvinte.
Examinar mais profundamente a escuta do corpo inteiro revela que requer muito do cérebro e do corpo, incluindo o processamento sensorial (integrando todos os sentidos do corpo), o funcionamento executivo (autocontrole do cérebro e do corpo) e a tomada de perspectiva (pensando nos outros, o que eles estão dizendo, e por que eles estão dizendo isso).
Dadas as complexidades, também devemos perceber que esta tarefa não pode ser realizada por todos. Truesdale descreve a escuta do corpo inteiro como "uma ferramenta, não uma regra", enfatizando sua natureza flexível, tanto em como ela está sendo demonstrada quanto por quem, bem como cuidar em não representar uma determinada série de ações como sendo a única maneira de mostrar a audição do corpo inteiro (por exemplo, pés no chão, mãos na mesa, cabeça virada para a frente, corpo ereto e atenção).
As acomodações podem e devem ser feitas dependendo das necessidades da criança e do estilo de aprendizagem.
Sugestões e estratégias úteis sobre o ensino e o uso de todo o corpo que escuta:
Incorporar o vocabulário nas atividades cotidianas e comemorar quando você observa seu filho escutando de maneira esperada (por exemplo, "obrigado por me esperar terminar meu pensamento antes de me responder" ou "Eu vejo que você está mantendo seu corpo imóvel enquanto o seu irmão é contando sua história ").
Ajude seu filho a praticar atenção durante várias atividades, inclusive assistindo / olhando, sentando, andando e ouvindo. Fale com o seu filho sobre o que significa ser atento (prestando atenção com intenção ou propósito).
Para suportar a escuta do corpo inteiro, limite distrações visuais e auditivas perto do falante e do ouvinte.
Use suporte sensorial. Algumas crianças são mais capazes de ouvir se podem manter suas mãos ocupadas ( https://www.motivacaoautismo.com.br/product-page/caixa-sensorial-motivação) , um colete proprioceptivo ( https://www.motivacaoautismo.com.br/product-page/colete-proprioceptivo) ou uma almofada de lappad ( https://www.motivacaoautismo.com.br/product-page/lap-pad ) também pode facilitar a leitura de algumas crianças.
Praticar e modelar todo o corpo nos ouvindo: ajustar nossas habilidades de escuta em relação ao outro também.
A escuta do corpo inteiro é uma ferramenta útil para muitas crianças (e adultos) e pode ser adaptada a uma ampla gama de necessidades e habilidades, alem de ser uma oportunidade incrível para conhecer melhor o estilo de aprendizagem de nossos filhos.
Referencias:
Sautter, E. (2016). " Examinando profundamente todo o corpo ouvindo: é uma ferramenta que não é uma regra ". www.socialthinking.com.
Ajude seus filhos a se tornarem ouvintes do corpo inteiro: atividades divertidas de escuta- Elizabeth Sautter, MA CCC-SLP27 de junho de 2017