Habilidades pra VIDA: Lavar Louça

Não precisamos esperar nossos filhos crescerem para que tenham (ou não ) a "obrigação" de LAVAR LOUÇA! Podemos trabalhar essa habilidade desde pequeninos para que se sintam cooperadores do processo.

Além desse senso de pertencimento à rotina da casa, nessa habilidade podemos desenvolver muitos aspectos importantes de uma maneira bem lúdica, para que eles não se sintam obrigados, no caso de crianças pequenas.





Aos 05 anos, a criança já é capaz de lavar e enxaguar potinhos, copos plásticos e colheres sem ajuda – mas sempre com supervisão. A louça fica mais lisa e a coordenação motora é trabalhada para fazer mais força. A partir do 07 anos, já podemos liberar uns copos ou panelas.

Aos 09 anos a criança já é capaz de lavar a louça de uma das refeições. E aos 12 anos, já é esperado que tenha força e coordenação para lidar com tudo na pia. (diiirce.com.br)

O senso espacial vai se aguçando cada vez mais para saber que a louça tem que ir da pia para a água, da água para o escorredor. E depois, a relação de causa e consequência é trabalhada quando a criança maior precisa escolher na melhor posição da louça para escorrer e secar com mais facilidade.

Sabemos que com as crianças/adolescentes, essas habilidades podem ser desafiadas pelo planejamento motor, por aspectos sensoriais, pela motricidade fina e ampla, mas, se trabalhadas desde pequenos, as conquistas aparecem e esses desafios vão sendo superados.

LAVAR LOUÇA é sobre: práxis, motricidade, vivências sensoriais, atenção, coordenação motora, força muscular, funções executivas, responsabilidade, autonomia !


Karlen Pagel (@motivacaoautismo)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square