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Entrada Sensorial, Saída Motora: se colocamos "Lixo" no cérebro, tiraremos lixo

Uma criança recebe tudo ao seu redor por meio de seus sentidos. Quando o sistema sensorial está funcionando corretamente, seu cérebro absorve todas as informações dentro de seu ambiente e a saída é tão boa quanto a entrada. No entanto, se o sistema sensorial está subdesenvolvido ou enfraquecido, a informação que o cérebro recebe ou "lixo" literalmente se torna "lixo" porque a criança física e mentalmente não consegue tirar o "lixo" com sucesso na sala de aula, em casa e com seus amigos.




Você sempre pode dizer a qualidade da entrada, pelo resultado da saída motora!


Vamos imaginar uma crianca dentro da sala de aula. Se ela não puder processar o que o professor está dizendo, o cérebro não reterá nenhuma informação que ouça e quando chegar a hora de completar a lição de casa ou um projeto, eles não se lembram das instruções ou como responder às perguntas.


Entrada sensorial, saída motora


O sistema nervoso tem três funções principais. Entrada sensorial (leva informações através dos sentidos: visão, olfato, toque, paladar, audição, etc.), integração de dados (organiza todas as informações que recebe) e saída motora (filho usa as informações para agir: escrita, fala, leitura, etc.).


Como o cérebro é o grande organizador de informações sensoriais que melhoram o potencial acadêmico, se alguma dessas funções não tiver desempenho correto, toda a saída motora falha ou começa a mostrar lacunas na capacidade de aprendizagem de uma criança porque a entrada sensorial não foi desenvolvida.


"Se for necessária uma resposta de ação, a decisão é entregue ao sistema motor, que na verdade é apenas um trabalhador que aguarda instruções do cérebro administrativo. Idealmente, este sistema de ação, composto principalmente de músculos, tem uma relação próxima o suficiente com o resto do nosso cérebro para ser capaz de entender suas ordens exatamente como elas são destinados... Se ele não entender suas direções, então ele fará um trabalho ruim de representar nossos desejos."


Aqui estão algumas áreas de desenvolvimento onde você pode começar a notar lacunas se a entrada sensorial não corresponder à saída do motor.


Coordenação de Grupos Musculares


O simples ato de mover a mão pela página com o lápis requer a coordenação do ombro, cotovelo, pulso, dedos e mãos do seu filho. Se as mãos, dedos, pulsos e músculos do braço são fracos, a escrita pode se tornar difícil e até mesmo trabalho intensivo para que a criança se recuse a escrever ou fique exausta escrevendo apenas algumas frases.


Propriocepção


Tarefas simples como levantar a mão de sua mesa para fazer uma pergunta ou quanta pressão eles usam para escrever palavras na página podem se tornar difíceis quando essas habilidades motoras não são desenvolvidas. Os movimentos requerem diferentes padrões de ativação muscular e não progredirão se essas áreas estiverem enfraquecidas.


Ajustes Posturais


Quando a crianca não desenvolveu seus músculos posturais nos membros do corpo, cabeça e tronco, o corpo pode ficar cansado e pode entrar em colapso. Pode ser por isso que você vê uma criança ou aluno constantemente deitado em sua mesa e eles parecem não ter energia para participar da aula. Por que isso acontece? Uma pergunta melhor a se fazer é o que estamos "alimentando" hoje que causam esse resultado indesejável?


Uma resposta pode ser videogames e eletrônicos. Todos sabemos que videogames e eletrônicos estão se tornando mais proeminentes e nossos filhos estão usando-os com mais frequência. Algumas crianças jogam esses jogos por horas de cada vez, o que as impede de construir musculatura como fazem quando estão brincando com atividades motoras. Se essa é a única contribuição que nossos filhos estão recebendo diariamente, consequentemente a qualidade do aprendizado sera prejudicada.


"Nosso sistema nervoso motor, porque é em grande parte composto de músculo, precisa ser mantido em boa forma física... Infelizmente, nosso mundo altamente tecnológico está constantemente criando novas maneiras de nos ajudar a evitar o uso de nossos corpos. Hoje, muitos de nós temos que fazer um esforço especial apenas para manter nossos corpos exercitados."


Processamento "automático"


O corpo geralmente executa funções motoras regularmente sem que eles pensem nisso (por exemplo, andando pela sala). No entanto, se a entrada sensorial for subdesenvolvida, você pode notar que a saída do motor não se torna automática. É por isso que muitas crianças com problemas sensoriais muitas vezes têm baixo equilíbrio, correm para móveis, têm problemas com limites pessoais, mexem em sua mesa, não podem assistir ou se concentrar e muitas vezes não podem fazer tarefas simples como amarrar seus sapatos ou chutar uma bola.


Controle motor


O controle do motor significa que seu filho requer entrada sensorial para planejar e executar movimentos com precisão. Isso se aplica aos níveis mais baixos do cérebro até os níveis mais altos do cérebro. Se os níveis inferiores não estão funcionando corretamente, o ensino superior não pode progredir (fala, linguagem, caligrafia, leitura, matemática). A capacidade da crianca de fazer movimentos precisos que são devidamente cronometrados e com a força certa (propriocepção) depende da entrada sensorial em todos os níveis da hierarquia do sistema motor.


Referencias: sensory Archives - Page 3 of 11 - Integrated Learning Strategies

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