Desenvolvimento da Cognição Social no TEA (parte 2) Teoria da Mente
Somos seres sociais e em nosso dia a dia enfrentamos situações em que devemos saber como atuar, como interpretar condutas e intenções de outras pessoas.
Praticamente desde o nascimento, os bebês se interessam pelas pessoas e por volta de 02 anos de idade já reúnem muitas experiências que os permite compreender as condutas intencionais dos outros.
A partir dos 03 anos já sabem que as pessoas têm diferentes condutas, objetivos e necessidades.
Ex.: se quer algo, sabe para quem pedir: mamãe ou papai. Um ano mais tarde já sabe manipular (04 anos).
Teoria da Mente: capacidade de atribuir estados mentais a si mesmo e aos outros. Capacidade exclusiva dos seres humanos o que nos permite compreender, explicar, predizer, manipular as ações e emoções, interpretar gestos e olhares do outros, atribuir desejos, pensamentos, etc. Se desenvolve a partir da experiência social e é adquirida na infância espontaneamente no desenvolvimento típico.
Como afeta o TEA ?
Vários estudos demonstram que as dificuldades relacionadas ao Teoria da Mente variam em níveis dentro do TEA, sendo elas:
Dificuldade em regular as emoções;
Identificar as causas emocionais;
Compartilhar seus sentimentos;
Dar conta das intenções dos outros e conhecer as verdadeiras razões que guiam suas condutas. Portanto, dificuldades de predizer as condutas dos outros;
Compreender como suas condutas e comentários afetam as outras pessoas;
Levar em conta o grau de interesse do outro em falar sobre um assunto ou realizar uma atividade;
Compreender mentira, engano, duplo sentido, ironia...
Tudo isso afetará diretamente as relações sociais e o desenvolvimento social da pessoa.
Interpretar gestos, inferir informações, compreender intenções e predizer condutas baseadas em crenças verdadeiras ou falsas são habilidades imprescindíveis para a cognição social.
Fonte: Simbolismo y cognicion social
Tradução e Adaptação : Karlen Pagel (Motivação Autismo)
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