Não é frescura... Então é por isso que ele age dessa maneira!
Inicio este post mostrando um video que resgatei de anos atras quando os meninos ainda eram bebes.
Já mostravam seus primeiros sinais do autismo e dentre eles o distúrbio de processamento sensorial. Na época, não entendíamos sobre o assunto e achávamos que era uma daquelas "frescurinhas" de criança que não gostava de grama, de se sujar, de colocar a mãozinha em determinadas texturas...
As crianças que têm hiperresponsividade tátil (defensiva tátil) são sensíveis às sensações do toque e podem ser facilmente temerosas por experiências e atividades diárias comuns. A hiperresponsividade sensorial pode impedir que a criança brinque e tenha interações que favoreçam o aprendizado e as interações sociais.
Freqüentemente, crianças com hiperresponsividade tátil (hipersensibilidade ao toque / entrada tátil) evitam tocar, ficam com medo ou incomodadas com:
materiais / itens texturizados
coisas "bagunçadas"
brinquedos vibrantes,
abraço/um beijo
certas texturas de roupas/lençóis ásperos ou acidentados/costuras nas meias (meias sem costura)etiquetas em camisas
leve toque
rosto sujos
pés descalços tocando a grama ou a areia
Muitas crianças com hiperresponsividade tátil só usam as pontas dos dedos (se tocam certas coisas) quando brincam com areia, cola, tinta, brincadeira, comida, glitter etc. Consequentemente, a brincadeira fica limitada e a capacidade de se envolver em experiências de aprendizagem também se limita.
As crianças podem ficar com medo, evitar atividades, retirar-se ou agir como seu corpo responde com uma resposta de "luta ou fuga".
Por que isso acontece?
É tudo sobre a maneira pela qual o sistema nervoso interpreta sensações e estímulos de toque.
Não é culpa da criança! Não é frescura! Não é birra!
É absolutamente 100% o caminho em que o sistema nervoso interpreta um estímulo tátil!
Como ajudar ?
Seja proativo e ajude-os a receber o tratamento (Terapeuta Ocupacional) e as acomodações (TODOS que lidam com ela) de que precisam!
Importante destacar que não é incomum que uma criança com defensividade tátil se torne agressiva com outras crianças se for tocada ou esbarrada na escola. Esteja ciente desse tipo de reação e seja proativo colocando-a na frente ou no final de uma fila , por exemplo.
O objetivo do tratamento e das acomodações sensoriais é introduzir experiências táteis lenta e gradualmente à medida que a criança estiver pronta para experimentá-las, para que essa reação defensiva / aversiva seja evitada!
Uma criança com hiperresponsividade tátil NUNCA deve ser forçada a tocar em qualquer coisa que não queira, pois isso causará maior apreensão e evitação e consequentemente traumas.
Cabe a nós encorajar, explicar, entender e se comunicar com a criança enquanto tentamos introduzir sensações de toque para ela de uma maneira segura e não ameaçadora.
Caso sua crianca apresente alguns desses comportamentos e reações, nao hesite em procurar um especialista que possa ajudar e assim favorecer o desenvolvimento saudável e com experiencias agradáveis que levem ao aprendizado!
Sugestões para experiências táteis e acomodações que podem ser feitas no dia a dia:
Massinhas de modelar;
espalhe glitter usando a ponta do dedo
espuma de barbear
Encontrar objetos enterrados em feijão ou arroz (não cozidos)
Pintura a dedo com tintas
Utilizar várias esponjas, panos e buchas no banho
Loção para massagem nas extremidades
Usar coletes proprioceptivos
Meias sem costura
Brinquedos vibradores ou massageadores ... (se a criança tem medo, deixe-o controlar o o ligar / desligar, deixe-o massagear você ou um bicho de pelúcia primeiro. Quando estiver pronto, você poderá ajudá-lo ou ele mesmo.
Mesas de areia e água
Brinquedos de areia da praia
Referencia: https://www.sensory-processing-disorder.com/tactile-defensiveness.html
Tradução e adaptação : Karlen Pagel (Motivação Autismo)