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Não é frescura... Então é por isso que ele age dessa maneira!

  • Foto do escritor: Karlen Pagel
    Karlen Pagel
  • 23 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Inicio este post mostrando um video que resgatei de anos atras quando os meninos ainda eram bebes.


Já mostravam seus primeiros sinais do autismo e dentre eles o distúrbio de processamento sensorial. Na época, não entendíamos sobre o assunto e achávamos que era uma daquelas "frescurinhas" de criança que não gostava de grama, de se sujar, de colocar a mãozinha em determinadas texturas...





As crianças que têm hiperresponsividade tátil (defensiva tátil) são sensíveis às sensações do toque e podem ser facilmente temerosas por experiências e atividades diárias comuns. A hiperresponsividade sensorial pode impedir que a criança brinque e tenha interações que favoreçam o aprendizado e as interações sociais.


Freqüentemente, crianças com hiperresponsividade tátil (hipersensibilidade ao toque / entrada tátil) evitam tocar, ficam com medo ou incomodadas com:

  • materiais / itens texturizados

  • coisas "bagunçadas"

  • brinquedos vibrantes,

  • abraço/um beijo

  • certas texturas de roupas/lençóis ásperos ou acidentados/costuras nas meias (meias sem costura)etiquetas em camisas

  • leve toque

  • rosto sujos

  • pés descalços tocando a grama ou a areia

Muitas crianças com hiperresponsividade tátil só usam as pontas dos dedos (se tocam certas coisas) quando brincam com areia, cola, tinta, brincadeira, comida, glitter etc. Consequentemente, a brincadeira fica limitada e a capacidade de se envolver em experiências de aprendizagem também se limita.

As crianças podem ficar com medo, evitar atividades, retirar-se ou agir como seu corpo responde com uma resposta de "luta ou fuga".


Por que isso acontece?

É tudo sobre a maneira pela qual o sistema nervoso interpreta sensações e estímulos de toque.


Não é culpa da criança! Não é frescura! Não é birra!



É absolutamente 100% o caminho em que o sistema nervoso interpreta um estímulo tátil!


Como ajudar ?

Seja proativo e ajude-os a receber o tratamento (Terapeuta Ocupacional) e as acomodações (TODOS que lidam com ela) de que precisam!


Importante destacar que não é incomum que uma criança com defensividade tátil se torne agressiva com outras crianças se for tocada ou esbarrada na escola. Esteja ciente desse tipo de reação e seja proativo colocando-a na frente ou no final de uma fila , por exemplo.


O objetivo do tratamento e das acomodações sensoriais é introduzir experiências táteis lenta e gradualmente à medida que a criança estiver pronta para experimentá-las, para que essa reação defensiva / aversiva seja evitada!


Uma criança com hiperresponsividade tátil NUNCA deve ser forçada a tocar em qualquer coisa que não queira, pois isso causará maior apreensão e evitação e consequentemente traumas.

Cabe a nós encorajar, explicar, entender e se comunicar com a criança enquanto tentamos introduzir sensações de toque para ela de uma maneira segura e não ameaçadora.


Caso sua crianca apresente alguns desses comportamentos e reações, nao hesite em procurar um especialista que possa ajudar e assim favorecer o desenvolvimento saudável e com experiencias agradáveis que levem ao aprendizado!


Sugestões para experiências táteis e acomodações que podem ser feitas no dia a dia:

  • Massinhas de modelar;

  • espalhe glitter usando a ponta do dedo

  • espuma de barbear

  • Encontrar objetos enterrados em feijão ou arroz (não cozidos)

  • Pintura a dedo com tintas

  • Utilizar várias esponjas, panos e buchas no banho

  • Loção para massagem nas extremidades

  • Usar coletes proprioceptivos

  • Meias sem costura

  • Brinquedos vibradores ou massageadores ... (se a criança tem medo, deixe-o controlar o o ligar / desligar, deixe-o massagear você ou um bicho de pelúcia primeiro. Quando estiver pronto, você poderá ajudá-lo ou ele mesmo.

  • Mesas de areia e água

  • Brinquedos de areia da praia

Referencia: https://www.sensory-processing-disorder.com/tactile-defensiveness.html

Tradução e adaptação : Karlen Pagel (Motivação Autismo)







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