Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Definindo metas rumo a independência de meu filho com TEA

January 30, 2020

      Quando você tem um filho com autismo, seus pensamentos sobre o futuro do seu filho podem variar entre imagens  de seu filho crescido, vivendo por conta própria e mantendo um emprego, ou na direção oposta, que pode se assemelhar a um jovem incapaz de fazer qualquer coisa por conta própria, em constante supervisão de outras pessoas.

 

   É imperativo que os profissionais dedicados às crianças no espectro trabalhem a partir da conscientização de que as habilidades de qualquer criança autista em se tornar um indivíduo autônomo repousam muito sobre os objetivos estabelecidos e que se concentram de maneira precisa e consistente no caminho independência, independentemente da idade da criança ou das estatísticas existentes.

 

A independência é possível com o autismo?

 

Sim, porque o crescimento é possível e ocorre de forma otimizada através de um processo de orientação que estimula a busca e a conscientização do crescimento na criança.

Se você perguntar a um grupo de pais ou profissionais do autismo qual é o significado da independência, provavelmente receberá uma infinidade de respostas, e muitas dessas respostas variarão dependendo da vida atual e passada e das experiências profissionais.

 

Então, vamos dar uma olhada na definição padrão de independência:

 

“Independência é normalmente definida como a qualidade ou estado de ser independente. A definição de independente inclui ser auto-suficiente, autossuficiente - basicamente, a capacidade de uma pessoa cuidar de suas próprias necessidades e assumir a responsabilidade por decisões sem ou com suporte externo reduzido.”

 

Os pais costumam perguntar: meu filho sempre precisará de apoio?

 

  Para essa pergunta, e importante considerarmos o aprendizado, incluindo a capacidade da criança de crescer e se tornar mais independente em ação ou pensamento, ao longo da vida.

 

 Cada peça nova que é descoberta ou realizada pela criança se torna uma expansão ou extensão da aprendizagem anterior, que estabelece as bases para a aprendizagem futura.

 

  Então, quando a criança busca o crescimento, percebe "Eu posso fazer isso e quero experimentar mais!"

 

 

  O melhor momento para definir metas que colocam as crianças autistas no caminho da independência é AGORA, independentemente da idade. Cada criança no espectro é diferente, com habilidades e resiliência distintas, mas o processo de trabalhar com a criança para defini-la em um caminho mental de busca de crescimento, com base no que precisa estar disponível para essa criança, começa analisando onde eles estão agora (onde estão hoje).

 

  Pequenos passos se tornam grandes sucessos e cada passo deve começar com o estágio de desenvolvimento do seu filho, e não com a idade.

 

  Modelamos o sucesso com base no aprendizado, e não em um gráfico que diz onde seu filho deve se desenvolver em uma determinada idade.

 

 

 Esse e o meu caderninho de metas e objetivos 2020: "Pequenas Notas para grandes sonhos."

 

 

 

Objetivos são ferramentas importantes para a independência

 

  Um dos componentes mais importantes do caminho para a independência são os objetivos e sonhos que os pais mantêm. Com as metas estabelecidas, os pais podem ver os marcadores, a menor das melhorias à medida que a criança cresce. Metas também são importantes para manter o foco.

 

 Quando estamos atentos aos objetivos que estabelecemos, evitamos deixar que os fatores de estresse ou ocupação do dia interrompam nosso foco em orientar a criança para a independência. Sabemos para onde queremos ir e sabemos o que é preciso para chegar lá.

 

 Onde você quer que seu filho esteja daqui a dez anos ou quando for adulto?

 

Quaisquer que sejam seus objetivos, é realmente importante acompanharmos o ritmo.

É uma maratona, não é uma corrida.

 

  Temos que seguir o ritmo de nós mesmos e manter o foco não apenas no objetivo final, mas como estamos chegando lá...

 

 

  Nesse inicio de ano, repense o que realmente tem contribuido para o desenvolvimento de seu filho, baseado no momento em que ele se encontra hoje! Nao tenha medo de mudanças, muitas vezes elas sao necessarias e importantes para que o aprendizado continue. Estabeleca metas claras e objetivas. Acompanhe as metas. Essas precisam ter relação clara e aplicavel ao cotidiano de seu filho!

 

Referencia: https://www.rdiconnect.com/is-independence-possible-with-autism/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags