Canais não verbais da Comunicação
Muitas vezes exigimos tanto de nossas crianças que esquecemos de compartilhar experiências simples que favorecem a comunicação.
80% de nossa comunicação deveria ser de compartilhamento de experiências e apenas 20% por desempenho ou demanda. Para isso, precisamos nos habituar a utilizar principalmente os canais não verbais da comunicação para não corrermos o risco de estar monopolizando a comunicação com nossas crianças.
Dessa forma, contribuimos para o desenvolver do pensamento ativo, da iniciação, da referência e contato visual, da imitação, da espontaneidade.
Esse foi um jogo simples com Caio, de esconder objetos do seu interesse entre uma roda de bonecos. Daí fomos desenvolvendo a comunicação e cognição social.
Podem perceber que Caio apresenta as seguintes habilidades no decorrer do vídeo: imitação, iniciação, contato visual, ação coordenada comigo, gestos, comentários, prosódias, até que por fim ele mesmo já elaborava as perguntas para mim. O espaço e tempo para ele iniciar foi fundamental nesse jogo.
Indo além.....
Recomendações para o desenvolvimento de uma comunicação consciente e de partilha de experiências
Comunique-se para convidar a criança a compartilhar experiências simples aqui e agora.
Determine se o seu estilo de comunicação contém implicitamente compartilhamento ou demandas de desempenho.
Remova a resposta implícita ou demandas de desempenho da comunicação. Por exemplo, aprenda a fazer perguntas que reflitam sua curiosidade sem comunicar que espera da criança qualquer resposta "certa" ou "errada".
Use principalmente canais não-verbais de comunicação.
Avalie até que ponto a linguagem monopoliza e / ou domina sua comunicação, ao contrário de outros canais não-verbais.
Trabalhar no desenvolvimento do hábito de inverter a linguagem / domínio não-verbal.
Saiba quanto de influência você pode ter sem palavras.
Empregar linguagem com moderação, eficiência e de forma integrada com outros canais.
Torne-se consciente de sua "quantidade" típica de linguagem. A quantidade apenas cria mais demandas de processamento que eliminam o "trabalho" central de compartilhamento de experiências.
Comunique-se de uma forma que promova o pensamento
Avalie se o seu estilo de comunicação incentiva pensamento ativo ou reação passiva.
Observe o seu ritmo comunicativo natural para se certificar de que você está fornecendo tempo suficiente para a criança processar o que você está dizendo e responder de uma forma pensativa.
Determine se e como você pode estar inconscientemente assumindo muita responsabilidade comunicativa.
Avalie se você está inconscientemente aceitando tentativas da criança de controlar o ambiente de comunicação.
Aprenda a distinguir entre "influência" recíproca e controle unilateral.
Referência: https://stage.rdiconnect.com