Habilidades Linguísticas e desenvolvimento cognitivo social
Pode-se dizer que as intenções comunicativas são o marco da atenção compartilhada e isso pressupõe um primeiro indicio de atribuição de estados mentais simples.
Tomasello e col. sugerem que a atenção conjunta e uma capacidade cognitiva e motivacional determinante na intencionalidade compartilhada e que as crianças estão conscientes das intenções antes mesmo de falarem. Muitos estudos demonstram que eles utilizam a intencionalidade na aprendizagem das primeiras palavras ( nomes e verbos).
Depende da compreensão da criança entender que as pessoas são seres intencionais que querem se comunicar por meio do contato visual e da atenção conjunta (ex.: apontar --> habilidade mental básica).
Para compreender a importância da linguagem sobre a Teoria da Mente é necessario também entender sobre o desenvolvimento linguístico. Aqui, destaca-se a importância da interação entre o adulto, a criança e o ambiente para o desenvolvimento da linguagem, principalmente nos aspectos léxicos-semânticos e pragmáticos. Assim, o uso da linguagem em contextos cada vez mais complexos junto com a ampliação das possibilidades de representação cria condições significativas para o desenvolvimento sócio cognitivo: leva a compreensão dos outros como agentes mentais , cuja conduta é dirigida por crenças e desejos.
Logo, a linguagem ocupa um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades mentalistas. Ex.: uma conversa implica em troca de pensamentos, sentimentos, desejos e crenças das pessoas envolvidas.
Dimensões da Linguagem:
Sintaxe: organização das palavras em uma oração. Se relaciona com as falsas crenças. Estudos demonstram que a chave seria o dominio da sintaxe dos complementos das orações, utilizando principalmente os verbos “pensar” e “falar” Ex.: Caio falou que o cachorro é verde. --> é verdadeiro que ele falou que o cachorro é verde, porém, não temos certeza se ele realmente é. Enzo pensa que mamãe está triste. --> o pensamento dele pode estar equivocado.
Por volta dos 04 anos de idade, as criancas adquirem essa habilidade e conhecimento para perceberem que algumas crenças podem ser potencialmente falsas.
Semântica: significado das palavras e orações. O desenvolvimento da Teoria da Mente está diretamente relacionado a aquisição de determinados verbos mentais: pensar, saber, lembrar, imaginar... a compreensão de sinônimos e categorias também tem grande influência.
Pragmática: extrair um significado dentro de um contexto, habilidades para levar em consideração crenças e intenções de outras pessoas, pois engloba as habilidades para usar e interpretar a linguagem em situações sociais. Essa habilidade de linguagem pragmática permite trocas comunicativas, consciência da existência de varios pontos de vista e significado e uso de diferentes estados mentais.
Referencia: Anabel Cornago Tradução e Adaptação: Karlen Pagel (Motivação Autismo)
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