Gestão da Raiva no TEA

Estamos vivenciando momentos complicados e diariamente recebo relatos de familiares sobre o qto seus filhos com TEA tem apresentado mais frequentes e intensos comportamentos de RAIVA.


Importante saber que podemos ajudar nossos filhos ensinando-os a gestão da raiva.







Gestão da Raiva:


• Primeiro, tenha certeza que ele sabe o que é raiva, e que é uma emoção normal que todos nós experimentamos. Você também pode contar ao seu filho sobre coisas que fazem você se sentir com raiva e compartilhar histórias sobre momentos em que você se sentiu realmente com raiva.


• Ensine como seu filho pode reconhecer como a raiva se manifesta em seu próprio corpo (consciência interoceptiva). Ex.: treme, fica vermelho, fica querendo se movimentar, o coração acelera... Preencha com ele a planilha “ Consciência das Emoções” Não há respostas certas ou erradas, é apenas para ajudar a conscientizar mais sobre como é estar com raiva.


• Em momentos tranquilos, trabalhe com histórias sociais.


• Fornecer e demonstrar técnicas saudáveis de enfrentamento da raiva. Devem ser trabalhadas no dia a dia para que ele possa lancar mão no momento da raiva. Essas habilidades precisam ser ensinadas e praticadas quando seu filho não está com raiva.

o Respiração Profunda – Exercícios de respiração profunda nos ajudam a acalmar nosso corpo, diminuindo a resposta fisiológica à raiva, tornando mais fácil lidar com isso.

o Exercicios – Exercitar libera endorfinas, o que melhora o humor. Também ajuda a controlar o cortisol e a adrenalina (os hormônios do estresse).

o Yoga – Outra ótima maneira de liberar a raiva. Proporciona os benefícios do exercício e da respiração profunda, ao mesmo tempo em que fornece entrada proprioceptiva e vestibular.

o Contando até 10 – Ensine seu filho a pensar antes de falar quando estiver com raiva, contar até 10 antes de responder.

o Imaginação – A imaginação pode ser uma estratégia de enfrentamento útil para algumas crianças. Envolve fechar os olhos e imaginar-se em um ambiente seguro e relaxante.

• Ajude seu filho a co-regular com você para lidar com sua raiva até que ele possa fazê-lo por conta própria.



#motivacaoautismo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square