Desenvolvimento da Cognição Social no TEA (parte 1)

Voce sabe onde sua criança se encontra em relação ao desenvolvimento da Cognição Social ? Consegue estabelecer metas e objetivos claros que levem em consideração o estagio atual de desenvolvimento dela, ou esta demandando muito (o que pode levara desorganização )ou pouco (o que a faz permanecer na zona de conforto e nao avançar ).




Vejamos a importância da Representação Mental do Mundo e Intencionalidade:


Desde muito pequenos os bebes distinguem entre objetos e pessoas e sua maneira de estabelecer relações com ele, determinara seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Por isso, é tão importante nos programas de desenvolvimento no autismo que tenha-se metas relacionais básicas: pessoa/pessoa e pessoa/objeto/pessoa a fim de estabelecer as bases da Atenção Conjunta e Intencionalidade.

As crianças de desenvolvimento típico vão integrando informações sobre causas e consequências e sua intencionalidade no processo de desenvolvimento e exploração. Já as crianças com TEA, estabelecem sua própria lógica de CAUSA-AÇÃO-CONSEQUÊNCIA as quais muitas vezes não é o suficiente para compreender as relações sociais.

Aqui está a importância de desenvolver programas de intervenções sociocognitivas e emocionais para que possam desenvolver ferramentas para compreenderem cada nova situação social as quais enfrentarão no dia a dia.

No início do desenvolvimento, a crianca olha, toca, ouve, explora as sensações sensoriais com o corpo, porém, é necessário que a isso seja acrescida a compreensão de que outras pessoas experimentam de maneiras diferentes, uma habilidade que vai sendo construída pouco a pouco. Em muitas das pessoas com TEA, ocorre que permanecem nessa fase inicial de uma “ fotografia sensorial” do mundo, sendo um estilo cognitivo orientado a aspectos externos.



Fonte: Simbolismo y cognicion social- Anabel Cornago Tradução e adaptação : Karlen Pagel (Motivação Autismo)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square