Competência Social: 7 dicas que podem ajudar

Embora a competência social seja um processo complexo, há muito que você pode fazer para ajudar. Para começar, engloba múltiplas habilidades e aspectos da regulação, linguagem e funcionamento executivo, incluindo: • Estar atento às emoções e gerenciá-las de acordo com a situação em questão (regulação emocional). • Conscientização/atenção das situações sociais e das pessoas envolvidas. • Ser capaz de entender o que está acontecendo verbalmente e não verbalmente, seguir as regras da linguagem, e entender que os outros têm pensamentos diferentes de você (tomada de perspectiva). • Ser capaz de ouvir, obter informações e se expressar. • Manter informações em seu cérebro, iniciação e planejamento (funcionamento executivo), e muito, muito mais.



É como uma valsa complexa, e não é de admirar que muitas crianças (e alguns adultos) lutem com ela. A regulação emocional faz parte da competência social e não pode ser separada. Se as emoções não correspondem à situação social em questão, isso mudará o resultado da interação e poderá ter um impacto negativo. Ao mesmo tempo, uma situação social pode alterar ou afetar como se sente e evoca emoções, positivas ou negativas.

Um bom exemplo disso é a festa de aniversário. Muitas crianças lutam para entender as nuances de celebrar por outra pessoa, colocando a si mesmos e suas necessidades em segundo plano, entrando no lugar de outra pessoa e ajudando-as a celebrar seu grande dia, tudo isso enquanto colocam suas próprias emoções de lado para se concentrar no "aniversariante" do dia. Isso pode resultar em grandes emoções e até mesmo mudar a situação se uma criança tiver um colapso porque quer abrir o presente da aniversariante ou apagar suas velas.

Todas essas situações requerem competência social .

A chave para ajudar as crianças a realmente compreender esses conceitos e levá-los para situações naturais é ensiná-los e praticá-los dentro das rotinas e atividades diárias.

Dica #1: Quando estiverem em um local público, observe os outros e as pessoas : ajude-o a identificar emoções, ler dicas sociais e descobrir o que está acontecendo. Esta é uma grande atividade para um restaurante, aeroporto, um parque.

Dica #2: Quando seu filho pergunta "o que tem para o jantar?" Ou "o que devo vestir hoje?" não de a resposta específica. Forneça coaching pedindo-lhe para olhar ao redor para encontrar as pistas e ver se ele pode fazer um palpite percebendo o que ele vê, cheira, e já sabe sobre a situação. Ajude-o a aprender a procurar pistas de contexto e fazer inferências.

Dica #3: Prime seu filho dizendo a ele o que é esperado antes do tempo. Ensine-lhe as regras sociais ocultas para estar ciente. Se possível, utilize o suporte visual.

Dica #4: Faça uma prática de execução/role-play/ensaio antes da situação real. Esta é uma ótima maneira de ajudar as crianças a estarem prontas para qualquer coisa que venha em seu caminho. Isso pode ser feito proativamente para planejar ou processar reativamente o que já aconteceu e aprender com experiências passadas.

Dica #5: Leia livros e assista filmes e discuta o que está acontecendo com as relações e situações sociais. "Como o Cebolinha se sente? O que ele deve fazer? Esta é outra ótima maneira de ensinar as crianças a estarem cientes das pistas de contexto e construir uma biblioteca mental de experiências.

Dica #6: Jogue jogos não verbais, para ajudar a aumentar a conscientização sobre a linguagem não verbal ou telefone para praticar ouvir .

Dica #7: É mais fácil para as crianças praticarem quando se sentem seguras !Voce, é a pessoa certa para ajudá-los a se sentirem seguros e pode fornecer o lugar para fazer isso acontecer.

A melhor maneira de as crianças desenvolverem essas habilidades é com um adulto que entende suas necessidades e proporciona momentos de ensino de forma compassiva, divertida e solidária.

Se você conhece outros pais, cuidadores ou educadores que possam estar interessados neste tema e como apoiar as crianças, compartilhe essas informações.




Referencia: makesociallearningstick.mykajabi.com #motivacaoautismo #comprendermotivarincluir

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square