Como atuar no "Ciclo dos Colapsos": etapa Agitação – Intervir agora

Uma vez que seu filho atinge um estado de agitação, você começará a ver um aumento no comportamento negativo. Se você intervir agora, você tem cerca de 30-40% de chance de evitar que a situação se agrave.


Durante esta etapa, você notará comportamentos como:
  • Incapacidade de permanecer na tarefa

  • Oposição

  • Choramingando, reclamando, falando muito

  • Aumento do estímulo e dos movimentos do corpo

  • Resistindo às transições

  • Não ouvir instruções

  • Retirada

Esta é sua última chance de intervenção para evitar o colapso.


Quando seu filho está em um estado de agitação suas frustrações estão incrivelmente perto de transbordar em um colapso total. O instinto de luta ou fuga esta ativado.


1. Responda à pergunta – por quê?


Que propósito tem o comportamento? Entender por que seu filho está agindo de uma certa maneira é a chave para mudá-lo.

Você deve entender a função para planejar uma intervenção bem sucedida .


2. Faça modificações imediatas no ambiente


Tire seu filho do ambiente atual e vá a algum lugar para uma pausa .

Uma mudança de cenário pode ajudar ao acalmar uma criança.

Se houver um problema sensorial, lide com ele imediatamente removendo ou modificando o gatilho.


3. Dê ao seu filho opções/escolhas razoáveis


Quando uma criança é frustrada, muitas vezes sente que perdeu o controle de uma situação. Oferecer opções pode ajudá-los a sentir como se tivessem recuperado um pouco de controle.

Essas escolhas são coisas como "Você quer caminhar até o quarto ou você quer pular?" "Você quer usar sua camisa roxa hoje, ou sua camisa verde?"

4. Combine a linguagem do seu filho ou pare de falar


Quando seu filho está à beira de um colapso, a comunicação se torna cada vez mais difícil de processar

Combinar a linguagem do seu filho pode ajudá-lo a ter certeza de que você está falando de uma maneira que eles possam entender. Então, se seu filho falar com você em frases de duas palavras, responda em frases de duas palavras, não frases completas.

Então certifique-se de que você está dando-lhes tempo para processar o que você disse. Se você começar a se repetir antes de ter dado tempo ao seu filho para processar o que você disse na primeira vez ele pode ficar mais frustrado e incapaze de seguir suas instruções.

O tempo de processamento aumenta à medida que os níveis de estresse aumentam. Enquanto espera por uma resposta, tente contar até 5 na sua cabeça, antes de falar novamente.

5. Use engajamentos positivos

Procure oportunidades para engajamento positivo.

Às vezes, adicionar humor à situação ajuda e impede que a situação piore.

Referencia: preventing-outbursts ( hes-extraordinary)

Tradução e Adaptações: Karlen Pagel (Motivação Autismo)

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