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Dificuldades Motoras no Autismo

A maioria das pessoas com autismo - 87 %, de acordo com a estimativa mais recente - tem algum tipo de dificuldade motora, que varia de uma marcha atípica a desafios com a caligrafia.


Porém, apesar de sua prevalência, os problemas motores não são considerados uma característica essencial do autismo, porque também ocorrem com outras condições, como síndrome de Down, paralisia cerebral e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.


Aqui, descrevemos o que os especialistas sabem sobre as causas, características e consequências das dificuldades motoras, que dizem estar entre os aspectos menos compreendidos e mais negligenciados do autismo.






Que tipos de dificuldades motoras as pessoas com autismo têm?

  • Motricidade ampla : andar desajeitado e descoordenado;

  • Motricidade fina :como manipular objetos e escrever.

  • Alguns podem ter problemas para coordenar os movimentos entre os lados esquerdo e direito do corpo entre os diferentes membros.

  • Outros podem ter baixo tônus ​​muscular e problemas para manter a postura ou equilíbrio.

  • Outros ainda parecem ter problemas com ações que requerem coordenação olho-mão, como pegar uma bola ou imitar os movimentos de outras pessoas,

  • Planejamento de uma série de movimentos ou gestos, conhecidos como práxis.

Essas dificuldades podem variar de leves a graves e podem afetar qualquer sistema motor do corpo.




Com que idade os problemas motores começam?


Eles podem aparecer na infância. Por exemplo, bebês de 1 mês que são diagnosticados com autismo mais tarde tendem a mover os braços menos do que bebês típicos.

Por volta dos 4 meses de idade, uma criança típica consegue manter a cabeça alinhada com os ombros quando puxada para cima e se sentar, mas um bebê com o autismo geralmente carece dessa força e sua cabeça cai para trás.

Aos 14 meses - uma idade em que a maioria das crianças típicas é capaz de andar - as crianças com autismo ainda podem ter dificuldades de ficar de pé.

Outros problemas motores podem incluir esforço para agarrar objetos ou sentar-se, e não bater palmas e apontar.



Como os problemas motores estão ligados a fatores genéticos que influenciam o autismo?


Algumas mutações que predispõem as pessoas ao autismo também podem contribuir para problemas motores. Por exemplo, cada atraso de um mês para começar a andar aumenta as chances de uma criança ter uma mutação em um gene do autismo em 17%, de acordo com um estudo de 2017. E algumas formas "sindrômicas" de autismo - aquelas que têm uma única causa genética - incluem problemas motores específicos .


Embora os problemas motores tendam a ser mais graves em pessoas autistas com deficiência intelectual, eles podem afetar qualquer pessoa no espectro. Por exemplo, pessoas com autismo que carregam mutações têm uma probabilidade maior de problemas motores, independentemente de terem deficiência intelectual, de acordo com um estudo de 2018.


Outros estudos descobriram que as crianças no espectro têm mais problemas motores do que os controles típicos que são pareados para quociente de inteligência. Alguns pesquisadores dizem que problemas motores específicos podem ajudar a distinguir formas sindrômicas de autismo não sindrômico, mas essa ideia ainda não foi comprovada.


O que pode estar acontecendo no cérebro?


As diferenças na conectividade entre as regiões do cérebro podem ajudar a explicar as dificuldades motoras de algumas pessoas com autismo. Por exemplo, crianças com autismo diminuíram a sincronia na atividade entre suas regiões visuais e motoras; quanto menos sincronização houver, mais graves serão seus déficits sociais, com base em uma escala padrão.


Seus problemas motores também podem resultar de menos conectividade entre o lobo parietal inferior, uma região envolvida na coordenação olho-mão; e o cerebelo, que auxilia na orientação e correção dos movimentos.


Outras evidências implicam conexões fracas entre as regiões sensoriais e motoras e atividade atípica em uma rede importante para o planejamento motor.


Problemas motores podem contribuir para os traços do autismo?


Possivelmente. Problemas motores na infância têm sido associados a atrasos no balbucio, gesticulação e aquisição de novo vocabulário, e podem ter outros "efeitos em cascata" no desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Isso ocorre porque as habilidades motoras, como sentar-se, alcançar objetos e andar, dá aos bebês acesso a novas experiências que estimulam o aprendizado.


Além disso, bebês que não se movem muito ou não conseguem agarrar objetos tendem a não provocar interações de seus cuidadores, limitando assim as oportunidades de aprender a linguagem e outras habilidades dos adultos.


As habilidades motoras deficientes mais tarde na infância podem tornar as crianças autistas relutantes em se envolver em atividades físicas como esportes, limitando suas oportunidades de interagir com outras crianças e potencialmente prejudicando o desenvolvimento social.


De uma forma mais sutil, ter problemas para coordenar os movimentos da cabeça pode dificultar o acompanhamento das interações sociais em um grande grupo, e problemas com a caligrafia podem afetar o desempenho acadêmico.


As habilidades de integração visual-motora com as quais os autistas mais lutam também são cruciais para imitar e aprender com os outros e participar de interações sociais.


Como são tratados os problemas motores?


Os tratamentos padrão normalmente incluem fisioterapia e terapia ocupacional, porém, apenas 32% das crianças com autismo recebem tratamento para seus problemas motores.

Alguns especialistas começaram a experimentar novos tratamentos, como programas de esportes adaptados, ioga, artes marciais e terapias de movimento envolvendo música.

Tradução e Adaptações: Karlen Pagel (Motivação Autismo)

Referencias:

1. Bhat A.N. et al. Phys. Ther. 100, 633-644 (2020) PubMed

2. Bhat A.N. et al. Phys. Ther. 91, 1116-1129 (2011) PubMed

3. Karmel B.Z. et al. Pediatrics 126, 457-467 (2010) PubMed

4. Flanagan J.E. et al. Am. J. Occup. Ther. 66, 577-585 (2012) PubMed

5. Gernsbacher M.A. et al. J. Child Psychol. Psychiatry 49, 43-50 (2008) PubMed

6. Bishop S.L. et al. Am. J. Psychiatry 174, 576-585 (2017) PubMed

7. Fuentes C.T. et al. Neurology 73, 1532-1537 (2009) PubMed

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10. LeBarton E.S. et al. Infant Behav. Dev. 44, 59-67 (2016) PubMed

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