Please reload

Posts Recentes

Exercícios divertidos para Regulação Emocional !!!

July 30, 2020

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Exercícios divertidos para Regulação Emocional !!!

July 30, 2020

     Em um post anterior, falamos um pouquinho sobre a Regulação Emocional e o cérebro. ( https://www.motivacaoautismo.com.br/single-post/2020/07/14/Regulação-Emocional-e-o-cérebro).

 

    Hoje, gostaria de compartilhar com você algumas atividades divertidas para auxiliar nessa Funcão Executiva tao importante para o dia a dia. 

 

Regulação emocional e desregulação
A regulação educacional é a capacidade de gerenciar e responder efetivamente a uma experiência emocional. Inconscientemente, as pessoas usam estratégias de regulação emocional para lidar com situações difíceis  ao longo do dia.
Quando uma criança experimenta desregulação, ela não consegue difundir suas emoções negativas.
Essas emoções podem assumir o controle, levando a reações exageradas, explosões ou colapsos. Isso é extremamente comum para crianças com desafios comportamentais, como TDAH, TEA, alterações de processamento sensorial, dentre outras.

 

A regulação emocional pode ser alcançada de duas maneiras.
1- Auto-regulação:  significa que você pode regular suas emoções por conta própria.
2- Regulação mútua (às vezes chamada de co-regulação):  significa que você precisa de alguém para ajudá-lo a regular suas emoções.

A maioria das nossas crianças com desafios de desenvolvimento precisa de ajuda, às vezes, ou mesmo o tempo todo, com a regulação emocional. 

 

Como podemos melhorar a capacidade de obter regulação emocional com exercícios ?

 

O exercício precisa ser intenso. Explosões curtas e intensivas fornecem melhores resultados do que durações mais longas de exercícios com menos impacto.

Nossa mente, cérebro e corpo estão todos interconectados.
Quando nos desregulamos, o cérebro produz altos níveis do hormônio do estresse, o cortisol. Também produz adrenalina. Um aumento no cortisol causa ansiedade e desregulação.
Quando isso ocorre, as habilidades de comunicação funcional e social diminuem - porque o cérebro não pode acessar o córtex pré-frontal, que controla o funcionamento executivo.
Isso é o que leva a colapsos que causam um enorme aumento na adrenalina devido ao acionamento da resposta de luta ou fuga.

 

Algumas pesquisas sugerem que durante um colapso o QI de um indivíduo cai até 30 pontos.
Foi comprovado que o exercício reduz os níveis de cortisol e adrenalina. Em outras palavras, ajuda a melhorar a regulação emocional.
Isso diminui a ansiedade e resulta em aumento da dopamina e outras endorfinas. Estes são os levantadores de humor naturais do cérebro. Menos cortisol e mais dopamina significam que a auto-regulação é muito mais fácil.

 

 

 

 Os benefícios não param por aí - o aumento dos níveis de dopamina melhora as funções das sinapses no cérebro . Como resultado, a capacidade de comunicação melhora, assim como a capacidade de recuperar informações.

 

Isso significa que, em geral, o cérebro está em um estado melhor para aprender.

 

Além de ajudar a melhorar a regulação emocional, há outros benefícios do exercício de alta intensidade para crianças com autismo: 

  • Ajuda a reduzir a inquietação

  • Melhora a integração sensorial

  • Aumenta o foco

  • Melhora a capacidade de aprender novas informações

  • Melhora as habilidades de comunicação

  • Influencia positivamente a aprendizagem no nível celular.


Então , vamos colocar em pratica alguns exercícios super divertidos para auxiliar nossas crianças nesse processo ?

Cada exercício deve ser feito por 45 segundos e 15 segundos de descanso. No final voc ê pode finalizar com uma boa respiração relaxante, movimentos de yoga...

 

Idealmente, isso deve ser feito logo de manhã, criando um ambiente em que o cérebro está pronto e disposto a aprender, que haja um equilíbrio adequado de neuroquímicos no cérebro para ligar os neurônios.
Estes exercícios são todos com temas de animais, a propósito, para torná-los divertidos para as crianças!

 

Instruções

 

1- Pulo do  sapo: Pule para frente e para trás, como um sapo. Dependendo de quanto espaço você tem, pode ser necessário pular em um só lugar.

 

2- Caminhada do urso : Coloque suas mãos e pés no chão. Seus quadris e bunda devem estar no ar, mais altos que sua cabeça. De quatro, dê dois passos à frente e dois atrás, depois repita.

 

3- Movimentos de gorila: se mantenha numa postura de lutador de sumô e coloque as mãos no chão entre os pés. De alguns passos para a esquerda e depois volte alguns passos para a direita. Mantenha a postura de agachamento e de macaco durante todo o movimento.

 

4- Polichinelos como uma estrela do mar: Faça o máximo que puder, braços e pernas abertos como uma estrela do mar!

 

5-Corrida da onça : Corra no lugar, o mais rápido possível!

 

6- Rastreamento de caranguejo: Sente-se com os joelhos dobrados e coloque as palmas das mãos no chão atrás de você, perto dos quadris. Levante o corpo do chão e "ande" de quatro para a frente e depois para trás.

 

7- Passadas de elefante : Fique em pé com os pés afastados na largura do quadril e pise, levantando os joelhos até o nível do quadril ou o mais alto que puder. Tente bater na palma das mãos com os joelhos.

 

 Faça alguns alongamentos ou poses de Yoga e permita que o seu ritmo cardíaco volte ao normal. Esses 7 minutos darão a você e seus filhos um impulso que o deixará ótimo por horas!

 

O tema animal torna este trabalho agradável para as crianças. Incentive-os a usar sua imaginação e fazer com que isso pareça brincadeira.

 

Ok. Agora você e sua crianca estao prontos para comecar o dia!!!! 

 

Nos ja começamos por aqui e incentivo a tentar por ai também....

 

 

Fonte: hes-extraordinary Traducao e adaptacoes: Karlen pagel

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags