Controle de Impulso- Funções Executivas

O que é controle de impulso?


O que é controle de impulso e qual é o desenvolvimento normal da impulsividade no desenvolvimento infantil?

  • Falar fora de hora...

  • Furar a fila do banheiro...

  • Interromper conversas...

  • Agarrar um brinquedo de um amigo.


O controle de impulso em crianças pode parecer um monte de coisas diferentes. Mas o que é autocontrole normal em crianças e o que é considerado impulsividade que interfere nas interações sociais e no bem-estar emocional?


Abaixo, discutiremos o que é controle de impulso e como começar a trabalhar em estratégias de impulsividade para que as crianças possam ter sucesso em situações sociais e de aprendizado.


Ajudar as crianças a aprender o controle dos impulsos pode ser complicado!

A definição de controle de impulso é tão variada quanto nós, como indivíduos. O fato é que todos somos movidos por diferentes desejos e ambições internas. O controle de impulso geralmente se refere à capacidade de se controlar, especialmente as emoções e desejos. A maneira como esses impulsos se apresentam é expressa em ações, pensamentos, comportamentos e pode ocorrer em qualquer situação, mas especialmente em situações difíceis.


O controle de impulsos requer auto-regulação, controle interno, estratégias de enfrentamento e outras habilidades internas para filtrar os impulsos presentes em várias situações.


Para caracterizar um distúrbio de controle de impulso, um conjunto de sintomas e sinais específicos devem estar presente. Esses sintomas específicos variam de acordo com o indivíduo e fatores como:

  • nível de desenvolvimento,

  • idade,

  • sexo,

  • impulso interno

  • e outras considerações.

No entanto, os sinais e sintomas do distúrbio de controle de impulso geralmente incluem diferentes sintomas comportamentais, físicos, cognitivos e psicossociais.


Por exemplo, algumas crianças podem ter agressão, mentir, roubar, comportamentos arriscados, baixa auto-estima, irritabilidade, impaciência e outros fatores presentes.

Aqueles que geralmente são impulsivos na maioria das situações, têm dificuldade em conter suas reações imediatas ou pensar antes de agir. Pode parecer a criança que fala sem levantar a mão na sala de aula. Pode ser uma decisão precipitada. Podem ser comentários inapropriados.


Todos nós temos problemas com o controle de impulsos uma vez ou outra! Pense na última vez que você recebeu uma fatura inesperada. Que tal quando você passou por cima de um buraco e acabou com um pneu furado na estrada? Um palavrão escapou de seus lábios? O controle de impulso é difícil quando nossas mentes e corpos estão lidando com situações difíceis. O fato é que aprendemos a lidar com as coisas do dia a dia sem comer dezenas de biscoitos ou gritar obscenidades no rádio do carro. Filtramos informações, ajustamos às situações e produzimos respostas comportamentais, mentais e psicossociais de acordo.



Como acontece o desenvolvimento do controle de impulso?


As habilidades de controle de impulso residem no córtex pré-frontal. Essa parte do cérebro que se desenvolve adequadamente até os vinte anos. É fácil ver por que a impulsividade é um tema tão comum até o início da idade adulta!


Além disso, modulação sensorial, emoções, situações externas, ambientes difíceis, doenças, estresse, ansiedade e muitos outros problemas podem compor atos impulsivos


Aqui estão alguns exemplos de controle de impulso em crianças:

  • Controlar a raiva e usar uma estratégia de enfrentamento em vez de agir fisicamente

  • Levantar a mão em vez de falar na sala de aula

  • Controlar o andar em ambientes esternos

  • Esperar em uma fila sem empurrar ninguém

  • Pedir para participar do jogo ou atividade de um amigo, em vez de entrar diretamente

  • Pedir para olhar ou compartilhar um brinquedo em vez de apenas pegá-lo

  • Ser paciente ao esperar

  • Aguardar instruções sobre uma tarefa antes de começar imediatamente

  • Resistir a distrações na sala de aula ou ao fazer lição de casa

  • Esperar até a sobremesa para comer um doce

  • Não desistir quando as coisas estão difíceis.


Atividade prática de controle de impulso:


Há um tempo atrás, os meninos tinham muita dificuldade em andar do lado das pessoas na rua. So queriam sair correndo na frente, colocando em risco suas próprias vidas e gerando um desgaste para nos que estávamos os acompanhando.


Começamos a treinar o controle de impulso em ambiente controlado, para depois começarmos a treinar a habilidade na rua.






Esse video mostra um de nossos primeiros treinos em que consegui filmar. Da para se ter uma ideia da proposta da atividade!

Depois de um tempo, eles adquiriram a habilidade e conseguem andar lado a lado com outra pessoas enquanto caminhamos em ambientes externos.

Se por ai vc também tem esse desafio, te incentivo a tentar essa estratégia e depois me conte foi foi!!!


Referencias: https://www.theottoolbox.com/what-is-impulse-control/













Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Motivação Autismo - Curitiba/PR