Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Habilidades Mentais e TEA (parte II)

December 23, 2019

Continuando o post anterior, referente a Habilidades Mentais e TEA precisamos entender que para se trabalhar as Habilidades Mentais e necessário ter em mente quais são as Etapas típicas dos níveis da compreensão dos estados mentais:

Resumidamente podemos pontuar os seguintes marcos:

 

  • 18 meses: começam a entender que as pessoas podem ter gostos diferentes dele. Mostras de autoconsciência ( reconhecimento no espelho, pronomes pessoais)

  • 18 meses a 2 anos: estados emocionais ( triste, contente, zangado).

  • 3anos -3 anos e meio: distingue objetos reais de imaginários, relação entre emoção e um acontecimento, compreendem que pessoas em lugares diferentes veem coisas diferentes tbm (diferentes perspectivas visuais), começam a entender as fontes do conhecimento ( que nao sabemos o que nao vimos. Sentimentos de vergonha, culpa e orgulho ( sentimentos que levam em consideração o outro).

  • 4_5 anos: começam a compreender as crenças e como as vezes estas nao coincidem com a realidade (falsas crenças) e desenvolvem mais compreensão dos enganos, mentiras, dupla intenção.

  • 5-7 anos: compreendem que as vezes as emoções expressas nao sao aquelas que está sentindo (ocultamos nossos sentimentos ou fingimos algo). Compreende SARCASMO.

Mais experiencias de relações interpessoais levam à mais compreensão dos estados mentais, que levam  à mais compreensão da conduta do outro, à antecipar e predizer respostas e comportamentos do outro.

 

Para que ocorra a generalização das habilidades adquiridas, as pessoas precisam observar modelos e práticas tanto em situações simuladas quanto em contextos reais, seguindo uma sequencia evolutiva coerente. Falaremos um pouquinho sobre atividades praticas do NIVEL 1 o qual envolve:

 

  • Perspectiva visual simples : 1-estar em cômodos da casa diferentes e escrever uma lista de 4-5 coisas que cada um está vendo e se juntam e comparam a lista 2-estar no mesmo cômodo, porem voltados para direções diferentes e fazer a lista, trocar de lugar (para ele perceber que ao trocar de lugar, trocam as coisas que estão vendo)  3-sentados na mesa colocar desenhos diferentes para ele e para o adulto e cada um comenta o que está vendo, depois comparam as respostas vendo um o desenho do outro.

Praticando:

 

 

 

 

 

  • Perspectiva visual complexa: 1- -Sentados na mesa um de frente para o outro, colocar um boneco no meio e perguntar o que ele ve: as costas ou barriga, e o que eu vejo (as costas ou a barriga)   2-de maneira similar pode colocar uma fotografia entre ambos.

 

Daremos continuidade ao assunto nos posts seguintes, explorando os outros níveis. 

 

 

Referências:

Livro: Autismos: Estratégias de intervenção clínica e educacional (Daniel Valdez)

Resumo-adaptações : Karlen Pagel
 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags