Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Por que a atividade física melhora o comportamento de uma criança?

November 17, 2019

Mais um post demonstrando a importância das funções executivas no desenvolvimento da criança. 

 

Importante estarmos atentos aos aspectos do desenvolvimento neurológico e associa-lo aos comportamentos de uma criança. Pessoalmente, faz todo o sentido para mim quando leio esse artigo que me traz a relação entre o desenvolvimento do corpo e mente e o tardio desenvolvimento do lobo frontal, responsável pelas emoções, comportamentos e funções executivas como um todo.

 

Há tempos atras, se acreditava que a maturação cerebral ocorreria durante os sete primeiros anos. No entanto, o estudo do cérebro humano pela neurociência mostrou que, embora a plasticidade e a modificação do cérebro sejam maiores desde o nascimento até os sete anos, o cérebro permanece plástico ao longo da vida. Além disso, essa maturação cerebral é a explicação de muitos dos comportamentos de crianças e adolescentes.Lobo frontal: parte mais extensa do cérebro humano e a que causa o maior número de investigações pela neurociência. Nele, o córtex pré-frontal tem uma enorme influência no comportamento humano, no desenvolvimento da personalidade e na aquisição de aprendizado.

 

 www.amenteemaravilhosa.com.br

 

 

É a área responsável por coordenar as informações provenientes de todas as áreas do cérebro. No entanto, seu desenvolvimento biológico é mais lento que outras áreas do cérebro, atingindo a maturidade total aos trinta anos.

Esta situação tem uma enorme influência no desenvolvimento dos processos de aprendizagem e no comportamento da criança. Ser a última área do cérebro a se desenvolver causa uma lacuna que leva a dificuldades de crianças e adolescentes em determinadas situações sociais e na resolução de operações cognitivas complexas.

O lobo frontal é responsável por gerenciar o que conhecemos como funções executivas. Essas funções serão responsáveis por tomar decisões, concentrar ou regular emoções.

 

O desenvolvimento biológico ocorre muito mais cedo do que o das funções executivas e essa lacuna entre o desenvolvimento do corpo e da mente é responsável por explicar comportamentos impulsivos e aumentar comportamentos de risco durante a adolescência. Esta é a razão pela qual o comportamento da criança melhora à medida que cresce, porque essa região do cérebro amadurece.

 

 

Atividade física e melhoria de comportamento :O estudo realizado pelo neurocientista Davis, C. e sua equipe (2011) demonstraram, por meio de ressonância magnética, que a prática de atividade física por 20 a 40 minutos diariamente ativava e amadurecia o lobo frontal do cérebro. As crianças de 7 a 11 anos em quem o estudo foi conduzido não apenas melhoraram seus resultados acadêmicos, mas também melhoraram seu comportamento.Pais e educadores devem saber que a maturação cerebral é um fator muito importante nos comportamentos perturbadores da criança. É normal que isso mostre hipersensibilidade e incapacidade de administrar sua frustração diante de críticas ou situações em que um adulto parece insignificante.Conhecer o desenvolvimento neurológico da criança pode fazer com que pais e educadores relativizem certos comportamentos, sabendo que a reação da criança pode ser normal, mas que eles devem permanecer firmes como responsáveis por sua educação. No entanto, eles também devem estar cientes da responsabilidade de promover a atividade física na criança pela maturação de uma região do cérebro essencial no controle de suas emoções.

 

 

Considerando a  idade de seu filho (a) e comportamentos e emoções apresentadas, esse artigo fez sentido para voce ? Nos conte um pouquinho... 

 

Referencia: https://neuromotricidad.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square