Práticas Escolares em TEA
Nos dia 01 e 02 de setembro de 2018 tive o grande prazer e oportunidade em compartilhar com cerca de 100 pessoas um pouquinho sobre algumas PRÁTICAS ESCOLARES as quais podemos favorecer o desenvolvimento e inclusão do aluno com TEA.
É muito gratificante poder plantar algumas sementinhas as quais florecerão para que nossos alunos com TEA possam ter uma vida escolar agradável, que gere aprendizado e vivências que levarão para toda a vida e deixarem uma marca registrada em cada professor, orientador, diretor, mediador, enfim, em cada ambiente escolar que passarem.
Infelizmente, ainda temos MUITAS realidades diferentes, mas, acredito que o PROFESSOR faz toda diferença. Amo esses profissionais e tento investir ao máximo por onde percorro pois sei o quanto são essenciais para o sucesso escolar de nossas crianças com TEA.
Por isso, nesse curso, tentamos falar não só de toda a teoria que envolve o desenvolvimento sistêmico da criança com TEA, mas, mostrar na prática, algumas possibilidadesque favorecem a escolarização desses alunos.
Pudemos compartilhar de momentos de criatividade, o pensar e elaborar juntos nas OFICINAS PRÁTICAS DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS!!!!
Particularidades do processo ensino-aprendizagem no TEA
Panomara atual da inclusão do aluno com TEA na escola regular
Estratégias Gerais para promover o desenvolvimento e inclusão do aluno com TEA
Estratégias específicas para promover o desenvolvimento e inclusão do aluno com TEA: conhecer a criança, relação família-escola, organização, área sensório –motora (possíveis acomodações sensoriais na escola), desenvolvimento sócio-emocional, funções executivas, habilidades de comunicação, comportamentos na escola, desenvolvimento cognitivo-acadêmico (adaptação de currículo; adaptação de materiais)
Oficinas práticas:
-Estudo de caso e adaptação de currículo, atividade e avaliação.
“Há casos cuja severidade luta contra nossa esperança e capacidade.Mas, ainda assim, o trabalho poderá suscitar ganhos, e todo ganho será sempre um progresso.
Não acreditamos em educação inócua, infértil.
Acreditamos em uma educação realista, não conformada, ousada e possível.”
(Cunha, Autismo na Escola, um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar , 2013)