"É preciso toda uma aldeia ..."

Um antigo ditado africano diz que é "preciso de toda uma aldeia para educar uma criança." Aqui, o educar envolve toda uma estrutura que possa promover e favorecer o desenvolvimento de uma criança. Esse ditado se torna ainda mais forte quando falamos de nossas crianças que apresentam necessidades especiais e que precisam do suporte de um adulto 24h por dia para que superem desafios do desenvolvimento, principalmente de habilidades socioemocionais.


Como mãe, me dedico em tempo integral à esse processo de desenvolvimento de meus filhos e posso dizer que tenho dias muito, muito cansativos em todo esse processo e ainda conciliar afazeres domésticos, trabalho e toda a rotina que envolve a vida de todos nós não é uma tarefa fácil!


Então, desse ditado faço uma analogia: "é preciso toda uma aldeia para dar suporte à uma mãe ". Essa aldeia começa dentro de nossas casas! A partir do momento em que trabalhamos nossos filhos para também retribuírem o que fazemos por eles dia a dia, nossas forças e energias são renovadas e novo fôlego temos para continuar e conquistar novos espaços.


Hoje, pude vivenciar por algumas horas essa compaixão genuína, a recompensa, a retribuição de meus filhos. Em semana de cursos nossa vida é uma correria louca para organizar tudo. Nesses momentos tenho duas opções: deixá-los distraídos com algo que gostem ou envolvê-los em uma atividade conjunta.




Os convidei a me auxiliar na confecção de nossos materiais e eles, juntos, permaneceram por algumas horas compartilhando comigo esse momento.


Uma grande vitória pois é um imenso desafio fazer qualquer coisa com os dois juntos. Ter a atenção deles quando estão juntos é uma conquista.


Permaneceram até o término e sem negociações prévias por barganhas do tipo "me ajude que ganhará..." Não, fizeram por prazer e vontade em auxiliar!


Tivemos grandes oportunidades de engajamento, comunicação, solidariedade e crescimento!


Não podemos deixar passar grandes oportunidades que o dia a dia nos oferece de crescimento e desenvolvimento de nossos filhos e de motivação e gratidão por nossa parte!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Motivação Autismo - Curitiba/PR