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Experiências em Supermercado

December 23, 2017

O planejamento é definido como a capacidade que temos de escolher e implementar uma estratégia em situações novas ou rotineiras em que uma seqüência de ações planejadas deve ser monitorada, julgada e atualizada à luz de um objetivo pré-especificado.

 

Essa capacidade cognitiva complexa nos permite realizar comportamentos adaptativos. Quer  para fazer listas, marcar compromissos, organizar nossa vida social ou escrever um artigo, precisamos planejar , direcionar e avaliar o nosso comportamento.

 

Considera-se que as pessoas com transtorno do espectro do autismo enfrentam dificuldades de planejamento, apresentando problemas para organizar sua vida diária, manter atividades (sociais) ou lidar com períodos de tempo não regulamentados.

 

Nesse vídeo, Enzo está o tempo todo coordenando seu corpo com as ações e com minha solicitações sobre ele. Coordenando olho-mão, se autorregulando e mantendo-se focado em sua tarefa. Conseguiu concluir todas as etapas de uma compra em supermercado, utilizando de seus próprios recursos internos, seu próprio planejamento para as etapas da tarefa.

 

E assim.... em tarefas e atividades do nosso dia a dia podemos deixar a correria e as facilidades de lado ( como colocar a criança dentro do carrinho, entregar um tablet, deixar a criança em casa) e envolver nossos filhos em experiências ricas em aprendizado.

 

Indo além...

 

A variedade de tarefas e medidas dependentes que são relatadas em estudos podem explicar em parte a heterogeneidade nos resultados do planejamento de desempenho entre pessoas com TEA. Por exemplo, sugere-se que as pessoas com TEA demonstram pior desempenho nas tarefas neuropsicológicas administradas por humanos do que nas variantes administradas por computador . 

 

A variabilidade na capacidade intelectual (QI) é posicionada como um possível moderador do desempenho do planejamento entre pessoas com TEA. Alguns estudos mostram que as diferenças  entre TEA e neurotípicos em medidas de planejamento são mais proeminentes em níveis inferiores de QI . Além disso, o QI às vezes é mais fortemente relacionado ao desempenho em medidas cognitivas em pessoas com TEA do que em indivíduos neurotípico.

 

No entanto, até o momento, nenhuma revisão sistemática investigou o papel do QI no planejamento de desempenho entre pessoas com TEA em comparação com pessoas neurotípicas.

 

Referências: Planning Skills in Autism Spectrum Disorder Across the Lifespan: A Meta-analysis and Meta-regression, J Autism Dev Disord (2017) 47:1148–1165

 

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